Virtualhosts em Ubuntu

Fonte: TecPorto
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em Ubuntu, como em muitas outras distribuições de Linux, o directório de configuração do Apache está organizado de uma forma que facilita a adição de personalizações.

Para a utilização de virtual hosts, basta defini-los em ficheiros individuais dentro da pasta /etc/apache2/sites-available, posteriormente, em /etc/apache2/sites-enabled criar um link simbólico para esse ficheiro e, por fim, reiniciar o Apache.

Para que o ficheiro de configuração do virtual host a criar seja reconhecido, deverá terminar com a extensão ".conf". O ideal, é dar ao ficheiro o nome do virtual host a criar. Por exemplo, se pretendermos criar um virtual host cujo FQDN (Fully Qualified Domain Name) é foobar.com, então o ficheiro de configuração seria /etc/apache2/sites-available/foobar.com.conf, sendo depois necessário criar o link simbólico /etc/apache2/sites-enabled/foobar.com.conf a apontar para o ficheiro anterior.

Eis um exemplo do conteúdo de um ficheiro de configuração de um virtual host:

 <Directory /safe/www/foobar.com/site>
   Options FollowSymLinks
   AllowOverride All
   Require all granted
 </Directory>
 
 <VirtualHost foobar.com:80>
   ServerName foobar.com
   ServerAdmin webmaster@localhost
   DocumentRoot /safe/www/foobar.com/site
   ErrorLog ${APACHE_LOG_DIR}/foobar.com.error.log
   CustomLog ${APACHE_LOG_DIR}/foobar.com.access.log combined
 </VirtualHost>

De notar que a utilização de configuração individual por virtual host, ao contrário dos virtual hosts por directório, permite um controlo muito mais refinado sobre os parâmetros e ficheiros de registo (logs) individuais para este host.