Redmine no Ubuntu

Redmine no Ubuntu

WIP! Work In Progress! Remember the WIP so you don't Weep!

Este tutorial destina-se a quem pretende instalar o Redmine a partir dos repositórios oficiais do Ubuntu e não a partir do pacote distribuído pelos criadores do Redmine.

O Redmine é um sistema de gestão de projectos versátil, modular e gratuito escrito em Ruby, com uma abrangência considerável nas funcionalidades base.

Antes de começar

Em primeiro lugar é preciso ter em consideração que o Redmine, no Ubuntu, está preparado para suportar "multi-tenancy", ou seja, uma só instalação capaz de lidar com várias instâncias. Isto é conseguido através de uma conjugação inteligente (mas, na nossa opinião, ainda imperfeita) de pastas e caminhos com uma ferramenta para gerir as instâncias.

Base de dados

A instalação padrão do Redmine feita através do repositório do Ubuntu é incompleta. Por norma apenas é instalado o absolutamente mínimo necessário para correr o Redmine e sem ter em consideração flexibilidade ou desempenho. Esse mínimo instalado é baseado em SQLite mas, por recomendação dos próprios criadores, o Redmine não deve ser executado sobre SQLite em instâncias de produção. Assim sendo, será necessário deixar disponível o SGBD (sistema de gestão de base de dados) final. Neste tutorial irá usar-se MySQL ou algum dos seus derivados como MariaDB e Percona, mas também poderá usar-se, por exemplo, PostgreSQL.

Instalação

Antes de se instalar o Redmine, deve instalar-se o SGBD executando-se um dos seguintes comandos

$ sudo apt install mysql-server

ou

$ sudo apt install mariadb-server

e seguir as instruções apresentadas no écran.

Recomendamos, também, a instalação do Apache:

$ sudo apt install apache2

E a instalação do PHPMyAdmin:

$ sudo apt install phpmyadmin

Instâncias

O Ubuntu apresenta métodos para se criar várias instâncias, nomeadamente através da execução do comando dpkg-reconfigure:

# dpkg-reconfigure redmine

Isto chamará um conjunto de painéis para se criar e gerir a instância.

...

Passos opcionais

Autenticação por LDAP

Redmine + LDAP