Normalização de temas escuros no Firefox

Introdução

Quando se usa um tema escuro no ambiente de trabalho e o Firefox está configurado para adoptar o tema escuro, muitas vezes as configurações de cor do tema propagam-se até às páginas interferindo com o estilo das mesmas, resultando, quase sempre, em dificuldades de leitura e edição nos formulários, ficando em texto preto sobre fundo escuro. Isto acontece em todos os sistemas operativos.

No entanto, há uma forma de dar a volta que passa pela edição manual das configurações do Firefox.

Instruções para Linux

Para corrigir o comportamento em Linux, abra o Firefox e, na barra de endereço, digite o seguinte:

about:config

Irá aparecer-lhe uma mensagem a dizer "Isto pode violar a sua garantia!" e um botão a dizer "Eu aceito o risco!". Deverá carregar nesse botão e ser-lhe-á apresentada a lista de configurações do Firefox.

Deverá, agora, criar uma nova chave, clicando com o botão direito sobre a área das chaves e seleccionando "Novo" > "String".

As próximas instruções são específicas de cada sistema operativo.

Deverá agora inserir, na janela que indica "Novo valor de string", abaixo de "Insira o nome da preferência", o seguinte:

widget.content.gtk-theme-override

Após clicar em "Ok", aparecerá uma nova janela com o título "Introduza o valor da string" e com o texto "widget.content.gtk-theme-override" acima de uma caixa de texto. Nessa caixa de texto insira o seguinte:

Adwaita:light

E clique em "Ok".

Para terminar, reinicie o Firefox e, quando arrancar, tudo deverá estar com melhor aspecto.

Instruções para Windows

Em breve

Instruções para Mac OS X

Em breve