Gestão de energia

PowerTop

O PowerTop é uma ferramenta de terminal que permite observar os estados energéticos de diversos dispositivos de um sistema e, para alguns, controlar as políticas energéticas.

O PowerTop permite navegar entre vários écrans usando a tecla Tab.

No painel "Ajustáveis" é possível indicar ao sistema quais dos dispositivos são para serem geridos manualmente e quais podem ser deixados em modo automático. Os dispositivos em modo manual serão apresentados com a indicação "Ruim" e os que estiverem em modo automático apresentarão a indicação "Bom". Para alternar o estado entre automático e manual, basta utilizar a barra de espaços, podendo navegar-se com as teclas de cursor.

Não se recomenda que se deixe em modo automático os seguintes elementos:

  • dispositivo USB correspondente ao Bluetooth, frequentemente com o identificador 8087:0A2B (pode levar a que ratos Bluetooth não possam ser reconhecidos até ao próximo reboot quando adormecerem)
  • gestão de energia do codec de áudio (pode causar ocasionais estalidos nas colunas ou auscultadores mesmo com o volume totalmente desligado)
  • wake-on-lan, porque pode impedir que um computador seja remotamente ligado ou retirado de suspensão quando se pretender ter essa funcionalidade activa.

Conflitos com Bluetooth

Se após correr o PowerTop com a opção --auto-tune o Bluetooth deixou de funcionar após alguns minutos, é culpa do PowerTop. O Bluetooth geralmente é apresentado ao sistema operativo como estando conectado à bus USB. Neste caso, em vez de ser o próprio subsistema de Bluetooth a gerir a gestão de energia, o próprio subsistema é totalmente desligado assim que, por exemplo, um rato fica parado alguns minutos. O controlador Bluetooth deixa de ser apresentado. Para isso é preciso activá-lo manualmente ou então não usar a opção --auto-tune e activar a auto-gestão selectivamente. Muitas vezes o dispositivo USB a que corresponde o Bluetooth não é sequer reconhecido e isso aumenta as probabilidades de conflito, como é o exemplo do 8087:0A2B que o PowerTop não reconhece como sendo o controlador Bluetooth.