Desempenho no Firefox

Fonte: TecPorto
Revisão em 15h25min de 3 de junho de 2018 por João (discussão | contribs) (Criou a página com "De forma não imediatamente aparente, o Firefox disponibiliza algumas ferramentas para ajudar na análise de desempenho não só do próprio Firefox mas também dos sites. E...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

De forma não imediatamente aparente, o Firefox disponibiliza algumas ferramentas para ajudar na análise de desempenho não só do próprio Firefox mas também dos sites. Estas ferramentas são bastante úteis não só para programadores que queiram ter uma noção mais concreta das necessidades de recursos do seu site, mas também para se perceber quais os sites "mal-comportados" que estão abertos.

Memória

Num endereço especial reservado, o Firefox permite ter uma noção dos consumos de memória e como a mesma é distribuída pelos vários recursos que gere. Para isso, abra o endereço abaixo:

about:memory

Neste endereço encontra também um botão que diz "Minimize memory usage" e que, em algumas situações, permite não só reduzir os consumos de memória (frequentemente de forma ínfima, mas por vezes com surpresas substanciais) e, ocasionalmente, causa a redução do peso que um site tem sobre o CPU (situação que se suspeita estar ligada à forma como o Javascript é executado no Firefox).

Desempenho dos sites

Noutro endereço, é possível ter uma noção qualitativa, por código de cores, do desempenho dos sites abertos:

about:performance

Esta página apresenta uma lista dos sites ordenada por ocupação decrescente do CPU.